sexta-feira, 24 de agosto de 2012

2+2x2=6 ou 8?

Eu, como professor da rede pública estadual, percebo que muitos dos meus alunos, apesar de já terem estudado expressões numéricas, muitas vezes se confundem ou não sabem qual a ordem de prioridade na resolução de expressões. Isso se deve, em parte, pelo fato da educação no Brasil ser um tanto quanto defasada, principalmente nas áreas de ciências naturais e matemática, assim como pelo fato de se dar cada vez menos prioridade ao raciocínio, que é essencial para que o aluno possa resolver não só problemas matemáticos como situações da vida cotidiana.
Quando eu pego turmas novas de 6º ano por exemplo (ingressando no Ensino Fundamental Maior), vejo que muitos deles não sabem fazer uma soma simples, e lá vou eu me desdobrar pra fazer uma coisa que as professoras do primário deveriam ter feito e não fizeram; ensinar a somar. Enquanto isso, outros alunos que já sabem as 4 operações (incluindo a tabuada do 7, que é a mais difícil de todas), têm que esperar os alunos que têm dificuldade aprender quanto é 2+2 ou até mesmo a segurar no lápis corretamente.
Mas aí você, que já é adulto e está lendo este post, reflete: "peraí, fiquei na dúvida sobe quanto é 2+2x2. Será que é 6? Será que é 8? Será que é infinito?". Para quem ainda está na dúvida, recomendo ter aulas de reforço ou acompanhar esse post até o final.
A dúvida paira: o que eu resolvo primeiro? A soma? A multiplicação? ou qualquer uma das duas tá valendo?
A resposta é: Em uma expressão numérica que abranja as 4 operações e não tenha parênteses, colchetes ou chaves, deve-se calcular primeiro as multiplicações e/ou divisões na ordem em que aparecem, e depois, as somas e/ou subtrações. Mas por quê?
Vamos pegar um exemplo semelhante ao do título do tópico, mas com números diferentes, pra melhor entendimento.

3+5x2 // Sabendo-se que 2=1+1, podems substituir o 2 da expressão por 1+1 entre parênteses.
3+5x(1+1) // Nota-se que se torna inviável fazer primeiro a soma 3+5, pois o 3 é um termo independente, enquanto o 5 deve ser multiplicado por ambos os membros entre parênteses (propriedade distriutiva).
Como para efeito de cálculo, 1+1=2, fazer a multiplicação 5x(1+1) equivale a fazer 5x2, e, com isso, tanto na primeira expressão quanto na segunda, devemos fazer primeiro a multiplicação (isso se estende à divisão), para só depois fazer a adição (ou subtração). E então temos:

3+5x2=
3+10=
13

Espero que com esse exemplo, você consiga solucionar o problema do título, porque eu já estou farto e quero evitar a fadiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário